Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

Brasil e China se entendem com relação às consultas sobre açúcar na OMC

quarta, 22 de maio de 2019 às 15h44

De acordo com o Ministério da Agricultura, os dois países chegaram a um entendimento e as consultas não devem prosseguir para abertura de painel na OMC

 
Com informações do Ministério da Agricultura

 
As consultas à Organização Mundial do Comércio [OMC] feitas pelo Brasil sobre aplicação de taxas de importação no açúcar pela China surtiram respostas positivas. 

De acordo com o Ministério da Agricultura, os dois países chegaram a um entendimento e as consultas não devem prosseguir para abertura de painel na OMC. "Nos termos do entendimento alcançado, as preocupações que embasaram o pedido de consultas brasileiro deverão ser atendidas, de modo mutuamente satisfatório, sem a necessidade do estabelecimento de um painel na OMC para examinar a matéria”, informou nesta terça-feira (21) em nota conjunta o Ministério da Agricultura e das Relações Exteriores.

Além das sobretaxas às importações de açúcar, o Brasil também apontou a administração de quota tarifária mantida pela China para a importação do alimento e operação de um sistema de licenciamento automático para importações do produto fora da quota.
Para o governo brasileiro, “esse resultado reflete o engajamento e a disposição construtiva de ambas as partes para alcançar uma solução para a disputa”, completou em nota.



Imagem: Divulgação/Thinkstock