Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

Indústria sucroenergética lidera na geração de novos postos de trabalho em MS

sexta, 07 de junho de 2019 às 12h16

De janeiro a abril, a fabricação de etanol e açúcar foi responsável por mais de 700 novos empregos; destaque entre as atividades industriais no Estado, aponta Radar Industrial da Fiems
 
Por Biosul
 

Com 19 unidades em operação em Mato Grosso do Sul, a indústria sucroenergética, responsável pela fabricação de etanol e açúcar a partir da cana-de-açúcar, gerou 747 novos postos de trabalho no período de janeiro a abril deste ano. A informação é do Radar Industrial da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul [Fiems].

De acordo com o levantamento, que traz dados do CAGED [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados] segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), a atividade de fabricação de etanol lidera na geração de empregos entre outras 116 atividades industriais no Estado. O saldo é de 618 novos postos de trabalho no primeiro quadrimestre do ano. Já a produção de açúcar foi responsável por mais 129 oportunidades no mesmo período.

Para o presidente da Biosul [Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul], Roberto Hollanda Filho, o setor sucroenergético reagiu em termos de produção na última safra e a geração de novos postos de trabalho sinaliza a boa perspectiva do setor para o novo ciclo. “Com o início da safra 2019/2020 já esperávamos um saldo maior de contratações, mas o número superou as nossas expectativas, o que é uma boa notícia para o setor e para o Estado”, explica. A safra da cana-de-açúcar teve início dia 1 de abril e segue até 31 de março de 2020.

Empregos

Ao todo, o setor sucroenergético é responsável por mais de 32 mil empregos diretos [Rais/CAGED/Biosul]. Para cada emprego direto, segundo economistas, são gerados três indiretos, o que soma mais de 96 mil empregos indiretos gerados pelo setor.

Destaque entre as atividades agroindustriais do Estado, oferece a melhor média salarial entre as indústrias com mais de 10 mil empregos gerados.


Imagem: Divulgação/Biosul