Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

Tonon Bioenergia adere Outubro Rosa e faz campanha de conscientização para colaboradoras

segunda, 29 de outubro de 2018 às 09h40
Mulheres que atuam na usina Tonon Bioenergia, em operção em Maracaju (MS), receberam uma atenção especial na terça-feira (23). A empresa aderiu à campanha Outubro Rosa e surpreendeu as colaboradoras com uma programação diferente.

Por meio de parcerias locais, as colaboradoras receberam orientação a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero. Na unidade, foram oferecidos exames voltados para a detecção das respectivas doenças. Além disso, as colaboradoras assistiram palestra sobre o tema e participaram de aula de dança focada em autoestima feminina.

De acordo com o coordenador administrativo da unidade, Marco Aurélio Marques Lopes, a adesão da campanha aconteceu pela importância do tema para a saúde da mulher. “A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, já se consolidou nacionalmente, pois trata-se de um assunto de extrema relevância, e aqui na Usina Tonon não é diferente. Fizemos o dia "D" da prevenção e contamos com apoio de entidades parceiras”, afirmou.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa, teve início oficialmente em 2010, e tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Neste ano, a campanha do Ministério da Saúde tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

As principais abordagens do tema são: a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma  mamografia de rastreamento a cada dois anos mostrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarecer os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; e informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. (Fonte: INCA)


Imagens: Divulgação/Tonon Bioenergia

Fonte: Biosul