Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

Usina Coruripe é reconhecida como a empresa mais sustentável do agronegócio no país

sábado, 24 de novembro de 2018 às 13h53

A empresa mantém iniciativas de coleta seletiva e de conscientização sobre o desperdício, horta comunitária, apicultura e educação ambiental
 
Com informações da assessoria de imprensa

Destaque em ações de preservação ambiental, a Usina Coruripe, associada à Biosul, foi reconhecida como a empresa mais sustentável do agronegócio no país. O prêmio foi entregue ao diretor de Administração e RH, Fábio Moniz, e o gerente de Sustentabilidade da Usina Coruripe, Bertholdino Junior, durante cerimônia realizada nesta semana, em São Paulo.

O ranking faz parte do Guia Exame de Sustentabilidade 2018, reconhecida publicação nacional sobre práticas empresariais nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente e responsabilidade social. O guia mostra 77 empresas-modelo em 19 setores da economia, com destaque especial para as companhias com pontuação acima da média no questionário elaborado pela equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

“Figurar entre as empresas mais sustentáveis do Brasil, e destaque em nosso segmento, é motivo de orgulho para todos nós. Isso confirma o empenho em auxiliar na preservação do meio ambiente a partir de iniciativas que são fundamentais para a conquista de um mundo melhor. Temos o compromisso com a sustentabilidade e esse valor sempre esteve, e estará presente, em nossa atuação no país”, declara Moniz.

Sustentabilidade

No ano passado, a Usina Coruripe investiu cerca de R$ 1 milhão em projetos socioambientais. A empresa mantém iniciativas de coleta seletiva e de conscientização sobre o desperdício, horta comunitária, apicultura e educação ambiental. Desde 2005, a empresa apoia integralmente o Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), que contribui com o progresso da comunidade e preservação da natureza, por meio de ações socioambientais e esportivas.

A Coruripe produziu, em 2016, quase 60 mil mudas, que foram utilizadas para reflorestamento e recomposição de floresta e na recuperação de nascentes do rio Coruripe. A empresa também desenvolve diversos projetos de responsabilidade ambiental, com a preservação de mais de 17 mil hectares protegidos de floresta em Alagoas e Minas Gerais, bem como a manutenção de suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Nessas áreas, há trabalhos de preservação da fauna e da flora, parceria com pesquisadores em educação ambiental.

Além disso, a empresa mantém iniciativas para o controle de resíduos, água e energia em sua cadeia produtiva, além da criação de um comitê de sustentabilidade, que trabalha alinhado a grupos técnicos de trabalho dos quais participam colaboradores das áreas agrícola, industrial e administrativa da empresa.

Essas ações de preservação da natureza em toda a cadeia produtiva são princípios fundamentados na Política de Sustentabilidade da companhia. Ela contém as diretrizes que orientam os colaboradores a agirem com respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, a melhoria contínua, priorizando o uso consciente dos recursos naturais em todo o processo produtivo.

Fonte: Biosul