Edição traz coletânea de artigos publicados pelo autor entre os anos 2015 e 2018 retratando momentos do setor sucroenergético
Por Biosul
Uma coletânea de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2018 compõe a edição do livro Novos Caminhos da Cana, escrito pelo professor Marcos Fava Neves. O lançamento da obra aconteceu na manhã de hoje (18), no evento Ethanol Summit, em São Paulo.
O livro reúne análises históricas do setor sucroenergético como os impactos da crise econômica enfrentada nos últimos anos, a alta histórica do preço internacional do açúcar e o início do projeto RenovaBio, que hoje está em fase de regulamentação para implantação no próximo ano. Dividido em quatro capítulos, os artigos foram organizados de forma cronológica a partir de 2015.
Lideranças do setor sucroenergético homenageadas na Coluna Caipirinha da Revista Canavieiros, dentro desse período [2015 a 2018], também compõem a obra. Entre eles, o presidente da Biosul [Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul], Roberto Hollanda Filho (Pág. 47).
“O professor Marcos Fava Neves é um profundo conhecedor do setor sucroenergético e registra com maestria cada momento que o setor vivenciou nos últimos anos nos dando uma visão mais crítica para o futuro”, ressalta Hollanda que está presente no evento de lançamento da obra.
Homenagem
Nesta edição de Novos Caminhos da Cana, o autor Marcos Fava Neves homenageia Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, que faleceu no início deste mês. Ele foi presidente da Copercana e Canaoeste e assinou um dos prefácios que compõe a obra.
Colega de trabalho por mais de dez anos, para o autor Ortolan deixa um legado de generosidade e sensibilidade. “Dedicado às causas sociais, como brasileiro extraordinário que era, Mané, como o chamávamos carinhosamente, deixou nosso convívio e passou para o plano superior. Superior, aliás, foi como ele deixou o nosso cooperativismo, nossas associações, nosso agronegócio. Seu estilo amigo, sensível, a generosa capacidade de escutar, compreender as diferenças e trabalhar pelo consenso sempre olhando para o futuro são únicos”, escreveu.
Sobre o autor
Marcos Fava Neves é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/ USP) em 1991 e fez toda a carreira de pós-graduação (mestrado, doutorado e livre-docência) em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos, tendo sido Chefe do Departamento de Administração da USP em duas gestões.