Segunda maior produtora de etanol do país abastecerá com etanol os carros que participarão da etapa de Costa Rica (MS), onde a empresa mantém uma de suas unidades agroindustriais
Por Assessoria de Imprensa/Atvos
A Atvos, segunda maior produtora de etanol do Brasil, acaba de fechar uma parceria com o Sertões BRB e marcará presença no evento que promete ser o maior do mundo em trechos cronometrados. No ano em que chega à sua 30ª edição, a competição passará pelo município de Costa Rica (MS), onde está localizada uma das nove unidades agroindustriais da empresa.
Na etapa que está prevista para partir da cidade do norte de Mato Grosso do Sul no dia 31 de agosto, a Atvos ficará responsável por abastecer os carros que correm o Sertões com etanol. Também distribuirá frascos de álcool 70% para todas as equipes participantes e ativará a marca com materiais audiovisuais que serão posicionados nos percursos da competição.
“Estamos muito felizes de fechar mais uma parceria dentro do universo da velocidade, unindo adrenalina e sustentabilidade. Será uma excelente oportunidade para reforçarmos junto a pilotos, navegadores, membros das equipes e fãs do automobilismo em geral as vantagens do etanol: um biocombustível limpo, de alta performance e 100% brasileiro”, comemora Fábio Rímoli, gerente de Comunicação Corporativa e Marketing da Atvos.
“O Sertões é um evento carbono zero e sempre se preocupou com o impacto ambiental da prova, promovendo a coleta de óleo dos motores dos carros e motos de competição, o recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Também temos metas de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis. A parceria com a Atvos faz parte desse caminho e mostra como estamos evoluindo e buscando cada vez mais ativar a sustentabilidade”, destaca Leonora Guedes, diretora executiva do Sertões BRB.
Sustentabilidade e Velocidade
Um dos principais pilares da Atvos é a sustentabilidade, já que, pela natureza de suas operações, a empresa captura gás carbônico da atmosfera ao recuperar solos degradados para o plantio da cana-de-açúcar, contribuindo com a redução de Gases de Efeito Estufa. A partir do uso de seus produtos (etanol e energia elétrica), a empresa evita a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e é, hoje, uma das principais emissoras de créditos de descarbonização (CBIOs) do país.
Atualmente, a empresa possui uma parceria com a Mitsubishi Motors para neutralizar 100% de todas as emissões de carbono das etapas dos Rallies da MIT em 2021 e 2022. Isto é, ao todo 564 toneladas métricas de CO2 provenientes de cerca de 50 eventos da MIT serão neutralizadas, o que seria correspondente ao plantio de 78.928 árvores no meio ambiente.
Neste ano, a segunda maior produtora de etanol do país também fechou uma parceria com a equipe Octanas, que corre o Campeonato Brasileiro de Rally com um carro movido a etanol. A partir da cooperação, o piloto Leo Zettel e o navegador Fred Zettel começaram a produzir conteúdos sobre o universo automotivo para os canais oficiais da Atvos, como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas digitais.
O Sertões BRB 2022
Neste ano, o roteiro do Sertões terá mais de 7,2 mil quilômetros e cruzará as cinco regiões do país, passando por oito estados. Partirá de Foz do Iguaçu (PR) no próximo dia 26, e percorrerá as seguintes cidades: Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande e Costa Rica (MS), Barra do Garças e São Félix do Araguaia (MT), Palmas e Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas e Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e com chegada prevista no dia 10 de setembro em Salinópolis (PA). No total, serão mais de 300 competidores, entre carros, motos, quadriciclos e UTVs.
Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.