Por Rogério Mian – Agência UDOP de Notícias
Com quase 5 séculos de história no Brasil, a cana-de-açúcar já enfrentou e superou inúmeras crises durante estes 500 anos, mas a sensação é, sempre, de que o momento atual é o pior de todos, e de que não haverá um futuro promissor para nosso segmento. Mas será?
Trazendo este importante tema para a discussão, a UDOP, mantendo seu foco na qualificação profissional do setor da bioenergia, realizará na próxima terça-feira (14), das 16h30 às 18h, a 1ª Webinar UDOP com o tema: Vivemos a pior crise do setor da bioenergia?
O evento, gratuito, a ser transmitido através de uma plataforma on-line moderna, trará para a discussão deste tema quatro das principais vozes do setor, com amplo conhecimento de causa e que trazem, no currículo, algo essencial para o tema: o fato de já terem sobrevivido a inúmeras crises.
Participam do debate o moderador: Luiz Carlos Corrêa Carvalho — Caio, Diretor da Canaplan e Conselheiro da UDOP e da Unica; Jacyr da Costa Filho, Presidente do Cosag — Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp e Membro do Comitê Executivo do Grupo Tereos; Pedro Robério de Melo Nogueira, Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas; e Luiz Augusto Horta Nogueira, Coordenador do BIOEN – Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia.
Para Caio, no cerne das discussões estará indagações sobre que crise estamos vivendo, quais as crises anteriores, que tamanho terá essa crise, até quando ela vai passar, quais são os componentes e condicionantes dessa crise, e o que a gente pode esperar, “A ideia é aproveitarmos os especialistas, seja na área de produção ou na área mais acadêmica no Centro Sul e Nordeste e debatermos isso com a visão de Brasil, tentando qualificar o tamanho dessa crise e prováveis consequências dela. Tivemos crises anteriores muito fortes e vamos tentar passar por elas, debate-las e, principalmente, essa tentar qualificar a atual crise”, destacou o moderador do Webinar.
As inscrições para o Webinar UDOP estarão disponíveis no portal da entidade nos próximos dias. O evento será Ao Vivo e gratuito para todos os interessados.