Na ocasião, Dra. Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Mato Grosso do Sul, entregou os certificados que reconhecem as iniciativas promovidas pela Companhia para a valorização da mulher
Por Assessoria de Imprensa/Adecoagro
Para destacar as iniciativas do Agosto Lilás e celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, a Adecoagro através do Programa Proteger promoveu um webinar para difundir a importância do acolhimento de mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. A iniciativa, realizada em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Ivinhema, contou com a participação de Dra. Luciana Azambuja, Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul; Dr. Alkan Arakaki, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; e de Kelly Marciano, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Ivinhema.
O evento realizado na sede da Companhia em Ivinhema, foi transmitido via streaming para Secretarias de Assistência Social, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Defensoria Pública, Promotoria Pública e Secretaria de Saúdes das cidades de Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Deodápolis.
“O webinar simboliza um marco do extraordinário trabalho da Adecoagro quanto ao comprometimento com a proteção e o amparo às suas colaboradoras e à toda rede de atendimento que trabalha na prevenção e no combate à violência contra a mulher e a criança”, pontua Kelly Marciano, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Ivinhema.
As iniciativas promovidas impactam positivamente diversos níveis organizacionais, resultando em ações que buscam a igualdade e o respeito no ambiente de trabalho e fora dele também. “A promoção da equidade também contribui para a melhora da qualidade de vida de mulheres, crianças e homens, além de fortalecer economias e novos negócios, criando um ambiente de desenvolvimento sustentável para toda a sociedade”, destaca Franciene Cristina da Silva Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Adecoagro.
De acordo com Dra. Luciana Azambuja, a Adecoagro tem uma grande atuação na política de equidade de gênero e isso precisa ser bastante valorizado e divulgado para que sirva de exemplo também a outras empresas que se preocupem com o trabalho saudável e digno para as mulheres, com ações de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, ações de saúde da mulher, de proteção aos direitos da criança e dos adolescentes.
“Gratificante participar desse evento que foi aberto também para as redes municipais de Ivinhema, Angélica e de toda a região, o qual foi possível falar um pouco das ações e das políticas públicas do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Subsecretaria, bem como para conhecermos também um pouco mais das ações do Adecoagro e para falarmos sobre um assunto que precisa ser discutido abertamente com toda a sociedade porque é de responsabilidade de todos nós fazermos a prevenção, enfrentamento a violência doméstica e familiar”, pontua Azambuja.
Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”
Na ocasião, a subsecretária entregou à Adecoagro os três certificados do Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, que reconhece as empresas que desenvolvem práticas inovadoras e programas educativos de promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho, anunciado em março de 2021. A Adecoagro recebeu o selo em razão do Multi Programa de Inclusão Adecoagro – Pilar Equidade do Gênero; do Pra Você! Programa de Qualidade de Vida; e do Programa Proteger.
“O sentimento de toda a equipe da Adecoagro é de orgulho por conquistarmos, agora fisicamente, o reconhecimento do Governo do Estado, que reconhece o empenho da Adecoagro para valorizar as mulheres não só no ambiente do trabalho, mas também em casa, na comunidade e no mercado”, finaliza Franciene Cristina da Silva, Gerente de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social da Adecoagro.