A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul é a entidade que representa a indústria sucroenergética do Estado.
Todas as unidades em operação no Mato Grosso do Sul são associadas à instituição, que representa dessa forma um dos maiores polos de produção de energia do Brasil. Ao todo, são dezoito usinas em operação que a partir da cana-de-açúcar, produzem açúcar, etanol e bioeletricidade.
O principal papel da Biosul é o fortalecimento do setor de bioenergia no Estado e no País. Para tanto, fundamental integrar o setor Sucroenergético com os demais canais de representação da sociedade, a exemplo dos Governos, em todas as suas esferas, poderes Legislativo e Judiciário, Federações de Indústria e Agricultura e demais instituições.
É a partir dessa cadeia de relações que a Biosul atua na defesa dos interesses em comum das suas Associadas, bem como na promoção do desenvolvimento e produção sustentável no Estado.
Informação é outro pilar da atuação da Biosul, que leva à sociedade de forma mais ampla fatos relevantes sobre nosso segmento através de todos os canais disponíveis.
A Biosul também atua em questões nacionais, sempre em parceria com demais entidades representativas do setor sucroenergético em outros estados.
Quinze anos
A Biosul completou quinze anos de atuação, substituindo desde 2009 a estrutura sindical até então formada pelo Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte) para a representação do setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul.
A mudança aconteceu em momento de expansão do setor, que entendeu, de forma estratégica, a necessidade de uma representação mais participativa e voltada para o associativismo.