Por Agência UDOP de Notícias
Pelo menos 13 palestras e um debate, divididos em cinco painéis, nos dias 3, 6, 10, 13 e 17 de agosto, sempre às 14 horas, abordarão temas agronômicos no Maior Congresso Técnico do Setor da Bioenergia do Brasil, o 14º Congresso Nacional da Bioenergia. A Sala de Manejo e Produção Agronômica é uma das áreas com maior público do Congresso UDOP, referência quando o tema é troca de experiência, novas tecnologias e sistema de gestão e produção.
Painel 3 de agosto, 14h
A programação da Sala começa no dia 3 de agosto, das 14 às 16 horas, com a palestra: “Desafios de manejo de plantas daninhas de difícil controle em diferentes períodos do ano”, por Adriano Mastro, Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta; seguida da palestra: “Déficit hídrico e sistema irrigado: O novo setor sucroenergético”, com Vinícius Bufon, Pesquisador para desenvolvimento de sistema irrigado de cana-de-açúcar no cerrado da Embrapa Cerrados. O painel será moderado pelo Gerente de Divisão Agrícola da Bevap, Hermes Augusto Guimarães Arantes.
Painel 6 de agosto, 14h
No dia 6 de agosto, também das 14h às 16h, sob a moderação de René de Assis Sordi, Assessor de Tecnologia do Grupo São Martinho, a programação começa com a palestra: “Produzindo com qualidade e sustentabilidade”, por Fernando Rodrigues Santos, Desenvolvimento de Mercado MKT da FMC e Luiz Carlos Tonon, Consultor da Campo Limpo Assessoria e Consultoria; na sequência teremos a palestra: “Manejo nutricional visando mitigar os efeitos de seca: Como a correção do solo e a nutrição da planta podem ajudar a aliviar o estresse hídrico na cana planta e na soqueira”, com Gaspar Korndorfer, Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia.
O painel tem sequência com a palestra: “Cana de 3 dígitos: A importância do manejo nutricional”, por Daine Frangiosi, Produtor Rural e Diretor Presidente da Canacampo.
Painel 10 de agosto, 14h
Sob a moderação de Rodrigo Salgado Amoroso, Diretor Agrícola da Agropéu, o painel do dia 10 de agosto, das 14h às 16h, inicia com a palestra: “Projeto Ihara Satô – Inovação e tecnologia para aumento da produtividade do canavial“, com Rodrigo Naime Salvador, Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Ihara.
Na sequência haverá o debate com o tema: “Estratégias de manejo e planejamento – Efeito Seca”, tendo como debatedores: Hamilton Jordão Junior, Gerente Agronômico Corporativo — Raízen; Leonardo Nicula Cintra, Diretor Agroindustrial – Santa Terezinha; Paulo Pietro, Gerente Agrícola — Alcoeste; Rodrigo Rodrigues Vinchi, Diretor Agrícola – Atvos Agroindustrial; Rodrigo Salgado Amoroso, Diretor Agrícola — Agropéu.
A palestra: “Aspectos gerais do manejo inteligente de plantas daninhas em cana-de-açúcar“, por Marcelo Nicolai, Diretor Técnico – Agro do Mato Soluções Agronômicas encerrará o painel do dia 10.
Painel 13 de agosto, 14h
A palestra: “Biodefensivos de alta performance no manejo integrado de pragas e doenças em cana-de-açúcar“, por Gustavo Ranzani Herrmann, Diretor Comercial – Koppert do Brasil abrirá o painel do dia 13 de agosto, também das 14h às 16h e com a moderação de Aloisio Bordignon Meloni, Gerente Corporativo de Desenvolvimento Agrícola – Viterra – Unidade Rio Vermelho.
Na sequência os participantes assistirão a palestra: “O clima nas principais áreas produtoras de cana-de-açúcar no Brasil”, com Mozar de Araújo Salvador, Meteorologista e assistente técnico da direção – Instituto Nacional de Meteorologia — INMET; seguida da palestra: “Tecnologias para proteção de qualidade da matéria-prima”, com Nilceu Piffer Cardozo, Consultor Associado — Canaplan.
Painel 17 de agosto, 14h
A programação da sala de Sistema de Manejo e Produção Agronômica se encerra com o painel do dia 17 de agosto, das 14h às 16 horas, com moderação de Rogério do Nascimento, Gerente Corporativo de Tecnologia Agrícola – Atvos Agroindustrial.
O painel será aberto com a palestra: “Manejo e controle de cigarrinhas das raízes na cana-de-açúcar“, por Leila Dinardo-Miranda, Pesquisadora Científica, responsável pela área de manejo de pragas e de nematoides — IAC; seguida da palestra: “Projeção climática da safra atual e futura nas regiões de produção e seus impactos na cultura da cana-de-açúcar e áreas de rotação”, com Paulo Cesar Sentelhas, Professor Titular da área de agrometeorologia – ESALQ/USP.
O painel será encerrado com a palestra: “Estratégias eficientes para controle de cigarrinha”, com Alexandre de Sene, Sócio — OCCASIO.
Transmissão pelo Canal do Youtube
Todo o Congresso será transmitido através do canal do Youtube da UDOP, inscreva-se no canal e acione o sininho para receber uma notificação quando o painel estiver começando. De 2 a 20 de agosto serão 29 painéis divididos em 12 salas temáticas, com mais de 60 horas de conteúdo riquíssimo discorrido por cerca de 200 palestrantes e moderadores. Os painéis ocorrerão sempre das 10h às 12 horas e das 14h às 16 horas.
O 14º Congresso Nacional da Bioenergia será 100% virtual, interativo (todos os painéis serão vivo) e gratuito. Inscreva-se grátis clicando aqui.
Programação completa
Confira aqui a programação completa dos 29 painéis do Congresso UDOP.
Caso prefira, você pode acessar a programação por dia, clicando aqui.
Apoiadores
Para a edição de 2021 o 14º Congresso Nacional da Bioenergia conta com o apoio das seguintes empresas:
Apoio Ouro – Agro Biológica; Basf; Bayer; Corteva; FMC; Koppert; KPMG; Syngenta; Ubyfol e UPL
Apoio Prata – Ihara; Suez e Totvs
Apoio Bronze – Jacto; Sicoob Paulista