Ação de empregabilidade dedicada ao setor de Bioenergia acontece nesta sexta-feira, 18, das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador dos municípios Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora
Por Biosul
Nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 8h às 13h, a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), em parceria com a Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), promove a 1ª Rodada de Empregabilidade voltada ao setor de bioenergia. O evento será realizado simultaneamente em 10 municípios do estado e visa conectar profissionais que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho com vagas disponíveis em grandes empresas do setor.
Com mais de 370 vagas abertas, as usinas participantes – Agroterenas – Estrela do Oeste, Alcoolvale, Atvos, BP Bunge Bioenergia, CerradinhoBio Neomille, Energética Santa Helena, Inpasa, Raízen, Usina Laguna e Usina Sonora – estão em busca de profissionais para diversas funções, como mecânicos, eletricistas, operadores industriais, aprendizes, entre outras. Todas as vagas disponíveis para Pessoa com Deficiência (PcD).
Para participar, os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador nos municípios de Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia ou Sonora com documentos pessoais e carteira de trabalho. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.
“O objetivo é simplificar e agilizar o processo de contratação, conectando as pessoas diretamente com as empresas em busca de novos talentos. É uma oportunidade para os profissionais entrarem em um dos setores que mais cresce no Estado, por isso convocamos as pessoas que estão em busca de trabalho para irem até a Casa do Trabalhador conhecer as vagas e as empresas”, destaca Marina Dobashi, presidente da Funtrab.
Segundo o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, o setor de Bioenergia está em sua terceira fase de expansão e tem necessitado cada vez mais de pessoas para atender esse crescimento que vem acompanhado de novos investimentos, chegada de novas usinas e geração de mais empregos para o Estado. “É importante que as pessoas saibam que o setor de Bioenergia é formado por empresas consolidadas que oferecem diversas áreas para atuação, seja iniciante ou profissionais já formados, além disso, proporciona cursos de capacitação para áreas mais específicas como indústria e agrícola. Então é uma ótima oportunidade para quem está em busca de emprego e crescimento profissional”, ressalta.
Parceria para qualificação
A iniciativa de recrutamento ágil para as usinas conta com o apoio do SENAI/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que já é um parceiro do setor de Bioenergia e nesta ação fará o mapeamento das vagas e do perfil dos candidatos contribuindo com a sua expertise em cursos para qualificação técnica e de aprendizagem. “Estamos aqui para capacitar e preparar nossos alunos com as habilidades necessárias para atender às demandas desse mercado em crescimento”, afirma Rodolpho Mangialardo, diretor regional do SENAI/MS.
“Esta ação, vai além da oferta de vagas e nos faz olhar com atenção para as necessidades de capacitação de profissionais para o setor. Então, a presença do SENAI fortalece essa iniciativa no sentido de continuidade através de ofertas de capacitações que supram esse gap de qualificação profissional, permitindo que os participantes explorem novas possibilidades de carreira e desenvolvimento profissional”, completa o diretor.
Confira os locais da Rodada:
Campo Grande – Funtrab
Rua Treze de Maio, 2773 – Centro
Aparecida do Taboado – Casa do Trabalhador
Avenida Orlando Mascarenhas, 2059 – Jardim Morumbi
Empresa: Alcoolvale
Caarapó – Casa do Trabalhador
Avenida Presidente Vargas, 861 – Centro
Empresa: Raízen
Dourados – Casa do Trabalhador
Avenida Weimar Gonçalves Torres, 2548 – Jardim Tropical
Empresas: BP Bioenergy e Inpasa Dourados
Maracaju – Casa do Trabalhador
Rua Melânio Garcia Barbosa, 119 – Centro
Empresa: CerradinhoBio Neomille
Nova Alvorada do Sul – Casa do Trabalhador
Rua Antônio Barbosa, 1195 – Centro
Empresa: Atvos
Nova Andradina – Casa do Trabalhador
Rua Valter Hubacker, 1368 – Centro
Empresas: Agroterenas – Estrela do Oeste, Energética Santa Helena e Usina Laguna
Rio Brilhante – Casa do Trabalhador
Avenida Lourival Barbosa, 965 – Centro
Empresas: Atvos e Raízen
Sidrolândia – Casa do Trabalhador
Rua Santa Catarina, 750 – Centro
Empresa: Inpasa Sidrolândia
Sonora – Casa do Trabalhador
Avenida do Povo, 1500 – Centro
Empresa: Usina Sonora