O evento acontecerá no dia 29 de novembro, das 9h às 11 h, na Casa da Indústria – Fiems; uma realização do LIDE Mato Grosso do Sul e Biosul, com apoio do Sistema Fiems e Reflore
Na próxima semana, Campo Grande será palco do Fórum de Bioenergia que reunirá CEO’s de grandes empresas multinacionais, lideranças setoriais e representantes do governo para discutir o potencial e as oportunidades para Mato Grosso do Sul na agenda de transição energética. O evento é uma realização do LIDE Mato Grosso do Sul e Biosul, com apoio do Sistema Fiems e Reflore. Ele acontecerá no formato presencial, dia 29 de novembro, das 9h às 11 horas, na Casa da Indústria – Fiems.
O objetivo do encontro é trazer as discussões globais relacionadas ao futuro do planeta para Mato Grosso do Sul. O Estado é referência em produção e uso de energias renováveis em sua matriz energética e tem liderado as discussões no âmbito nacional com legislação e políticas públicas inovadoras que promovem o seu desenvolvimento econômico ancorado na descarbonização e o uso de energias renováveis.
Para o presidente do LIDE MS, Aurélio Rolim Rocha, Mato Grosso do Sul tem muito a contribuir no debate em torno de uma transição energética eficiente. “Estamos em um Estado que é referência em legislação e políticas públicas que promovem a descarbonização e o uso de fontes renováveis de energia em sua matriz energética, temas que desafiam lideranças do mundo inteiro. A iniciativa deste Fórum é mostrar como o Estado têm se posicionado nesta agenda global, sendo modelo para a economia nacional e para o futuro do planeta”, destaca.
Essa liderança, segundo o presidente do LIDE MS, “abre um leque de oportunidades para os segmentos agroindustriais e norteiam novos investimentos de setores como bioenergia, florestas plantadas e outros que já têm contribuído diretamente para o desenvolvimento cada vez mais sustentável Estado”.
Para o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, é fundamental trazer esse debate para o Estado que vivência um momento de expansão e novos investimentos em Bioenergia. “Mato Grosso do Sul que é referência na produção de etanol e bioeletricidade a partir da cana e do milho, avança em tecnologias como biogás, biometano, etanol de segunda geração, hidrogênio verde e o SAF (Combustível Sustentável de Aviação) trazendo ainda mais eficiência e competitividade para o setor, além de novas soluções para a substituição dos combustíveis fósseis, contribuindo diretamente para uma transição energética”, explica.
Além dos eixos econômicos e ambientais, Pekelman lembra que a transição energética tem um papel social importante e impacta diretamente a vida das pessoas. “A adoção de fontes de energias renováveis proporciona segurança energética ao país, além disso, é um mecanismo para redução das emissões de gases poluentes, proporcionando melhor qualidade do ar e na saúde das pessoas”, completa.
Para o presidente da Reflore MS, Junior Ramires, além do importante debate sobre o futuro energético do Estado e do País, o evento é reflexo da parceria entre entidades e setores que trabalham com o mesmo propósito. “ Com tema absolutamente relevante e atual, que são os caminhos para uma transição energética justa e eficiente, o evento também é um marco que representa a união de dois setores, Bioenergia e Florestas Plantadas, que muito contribuem para a sustentabilidade e o futuro do nosso estado”, ressalta.
Programação e convidados
A programação terá início às 9h00 com a cerimônia de abertura que contará com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do presidente do Sistema FIEMS, Sérgio Longen, do presidente do LIDE Mato Grosso do Sul, Aurélio Rocha, do presidente da Biosul, Amaury Pekelman e do presidente da REFLORE MS, Junior Ramires.
Para debater sobre “Mato Grosso do Sul e as oportunidades na transição energética” foram convidados Jaime Verruck, Secretário de Estado na SEMADESC; Bruno Serapião, o CEO da Atvos; Renato Pretti, o CEO da CerradinhoBio; Paulo Monteiro, CEO da Ponte Nova Energia; Alexandre Chiachiri, CEO da Vert Ecotech; e Germano Vieira, o Diretor Florestal da Eldorado Brasil Celulose. Todos com presença confirmada.
O presidente da Bioenergia Brasil e Siamig Bioenergia, Mário Campos Filho, fará a condução do tema que abordará os avanços do estado na produção de energia limpa e renovável incluindo iniciativas como o etanol de milho, biogás e biometano, além das perspectivas para SAF (Combustível Sustentável de Aviação), Hidrogênio Verde e outros.
Inscrições
Para participar, basta se inscrever, gratuitamente, no link https://bit.ly/fórumbionergia. As vagas são limitadas.
Serviço:
Evento: 1º Fórum de Bioenergia – LIDE Mato Grosso do Sul e Biosul
Data: 29 de novembro de 2024
Horário: A partir das 9h
Local: Casa da Indústria – Sistema FIEMS, Campo Grande (MS)
Inscrição: https://bit.ly/fórumbionergia
Sobre as entidades parceiras
LIDE Mato Grosso do Sul
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado que reúne empresários em diversos países para debater o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Em Mato Grosso do Sul, o LIDE chega para ampliar a presença do Grupo de Líderes Empresariais pelo país com o papel fundamental de promover relacionamento e oportunidades de negócios na região.
Biosul
A Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul é a entidade que representa as indústrias produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade do Estado. Neste ano, a entidade completou 15 anos de representação institucional governamental do setor de bioenergia através do modelo de associativismo. O quadro de associadas é composto por todas as usinas de bioenergia em operação no Estado (22) e um (1) projeto. Mais informações: www.biosulms.com.br
Reflore
A Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) nasceu em 2005, com o propósito de congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos das empresas associadas que se dedicam ao desenvolvimento sustentável com base em Florestas Plantadas.
Sistema Fiems
Com o objetivo de promover o desenvolvimento das indústrias e apoiar empreendedores e colaboradores, o Sistema Fiems é composto de um conselho de representantes dos Sindicatos Patronais da Indústria e de sua Diretoria. Ele foi constituído em 1979 reunindo quatro unidades de negócios e ações de atendimento ao setor industrial de todo o Estado: a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, essas empresas oferecem às empresas sul-mato-grossense estratégias para o desenvolvimento industrial.