
A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul é a entidade que representa, articula e fortalece o setor bioenergético no estado, atuando em defesa dos interesses das indústrias que produzem etanol, açúcar, bioeletricidade, biogás e biometano a partir da cana-de-açúcar e do milho.
Criada em 2009, a Biosul nasceu da transformação e modernização da representação do setor, substituindo a estrutura sindical antes composta pelos sindicatos Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS, responsáveis pela indústria de álcool, açúcar e energia elétrica de pequeno e médio porte. A mudança ocorreu em um momento de forte expansão da bioenergia em Mato Grosso do Sul, quando o setor entendeu, de forma estratégica, a importância de uma atuação mais integrada, associativa e propositiva.
Todas as 22 unidades de bioenergia em operação no estado são associadas à Biosul, 19 usinas de cana e 3 dedicadas ao etanol de milho, tornando a entidade a voz oficial de um dos maiores polos de produção de energia renovável do Brasil.
A Biosul atua como elo entre o setor produtivo e a sociedade, com diálogo permanente junto aos governos (municipal, estadual e federal), poderes Legislativo e Judiciário, federações da indústria e da agricultura, universidades e instituições setoriais. Essa articulação fortalece o ambiente de negócios e posiciona Mato Grosso do Sul como referência nacional em energia limpa e sustentável.
Além da representação institucional, a Biosul tem a informação como pilar estratégico. A entidade promove o conhecimento e o reconhecimento público do setor por meio de dados, estudos, posicionamentos técnicos e ações de comunicação multicanal.
No plano nacional, a Biosul integra a Bioenergia Brasil, frente institucional que reúne as principais entidades representativas do setor no país, contribuindo para avanços regulatórios, fiscais e ambientais voltados ao fortalecimento dos biocombustíveis e da energia renovável.
Com quase duas décadas de atuação, a Biosul consolida sua posição como referência em liderança setorial, com presença ativa, base técnica e visão de futuro. Promove a bioenergia como força motriz do desenvolvimento de baixo carbono, gerando resultados para o Brasil e soluções sustentáveis para o mundo.