Mato Grosso do Sul é referência nacional na produção de bioenergia e se consolida como um dos principais hubs de energia limpa e renovável do Brasil. O estado possui uma estrutura robusta e diversificada, com 22 usinas em operação, 19 de cana-de-açúcar e 3 dedicadas ao etanol de milho, todas produtoras de etanol e bioeletricidade, com 13 delas exportando energia excedente para a rede nacional, e 13 produtoras de açúcar.
Na safra 2024/2025, MS produziu 4,3 bilhões de litros de etanol, sendo 37% a partir do milho, e a previsão para 2025/2026 é de crescimento: 4,7 bilhões de litros, com o milho representando 42% dessa produção. O setor também contribui com a produção de 2,6 milhões de toneladas de açúcar e geração de 2.200 GWh em bioeletricidade, o equivalente ao consumo residencial anual de todo o estado.
Com cerca de 800 mil hectares dedicados ao cultivo de cana-de-açúcar e unidades industriais estrategicamente distribuídas, a atividade do setor está presente em 42 municípios e é responsável pela geração de 33 mil empregos diretos, movimentando mais de R$ 1,3 bilhão em massa salarial, um dos maiores volumes entre os segmentos industriais do estado.
Além do impacto econômico, a bioenergia em MS exerce um papel essencial na agenda ambiental. De 2020 a 2024, foram evitadas mais de 13 milhões de toneladas de emissões de CO₂, por meio do programa RenovaBio, o equivalente a 89 milhões de árvores plantadas. O setor é protagonista na mitigação das emissões de carbono, não apenas por seu processo produtivo eficiente e sustentável, mas também pela oferta integrada de combustíveis, alimentos e energia de fonte limpa e renovável, com menor pegada de carbono.
Essa contribuição estratégica fortalece o protagonismo do setor no MS Carbono Neutro 2030, plano estadual que reconhece o papel da bioenergia na construção de um futuro mais sustentável e de baixo carbono.
Mato Grosso do Sul é hoje:
2º maior produtor de etanol de milho do Brasil
4º maior produtor nacional de etanol e cana-de-açúcar
5º maior produtor de açúcar
4º maior exportador de bioeletricidade
Esse desempenho é resultado da vocação natural do estado para a produção de energia renovável, combinada com investimentos contínuos em tecnologia, sustentabilidade e políticas públicas de incentivo ao setor.
MS é bioenergia que move o presente e transforma o futuro. Com inovação e sustentabilidade, o estado reafirma seu protagonismo na transição energética brasileira.